Continente – Construtora e Incorporadora

Tendências Imobiliárias de 2021

Os últimos meses foram atípicos para o Mundo todo, frente a realidade pandemia que assolou a sociedade, provocando mudanças expressivas em diversos segmentos.

A maneira de se comunicar, trabalhar, comprar e até morar mudaram muito. Resultado dessa surpresa não muito agradável, porém muito presente à todas realidades, o mercado imobiliário também sofreu mudanças, e em partes, ao ressignificar a situação atual, podemos começar a respirar aliviados, já que garantimos a adequação das dinâmicas imobiliárias combinadas ao uso de tecnologias. Visitas online, o tour 360º e o uso de aplicativos de gestão imobiliária para as atividades desenvolvidas na área, tanto administrativas quanto financeiras, oferecem uma perspectiva de volta do aquecimento da economia.

O cenário ainda apresentou baixa da taxa Selic, o que torna o momento ideal para quem deseja fazer um financiamento imobiliário. Isso motivou ainda mais a compra de imóveis, e consequentemente, o aquecimento do setor. Com alta demanda e pouca disponibilidade de imóveis, muitas cidades viram um aumento nos preços, tornando o momento ideal para investir no mercado imobiliário.

O mercado imobiliário de 2021 tem caminhos para crescer e se reinventar, e para isso, esteja atento às dicas que preparamos para não deixar passar essa oportunidade de reinvenção.

 

HOME OFFICE

A flexibilização do home office deve ser mantida em várias empresas mesmo após o fim da pandemia, segundo um estudo da FGV. A pesquisa apontou crescimento de 30% na dinâmica, já que muitas empresas notaram os benefícios dessa modalidade, assim como os funcionários também sentiram as vantagens de não terem de se deslocar até a empresa diariamente.

 

Essa mudança promove uma busca por imóveis maiores, com mais cômodos e possibilidades de reconfigurar os ambientes para que eles possam também servir ao trabalho, ou seja, é previsível que aumente a busca por imóveis maiores, inclusive mais distantes de grandes centros.

AUMENTO DA DEMANDA POR QUALIDADE DE VIDA

A flexibilização promovida através do home office apresentou maior procura por locação de imóveis no interior, seja para morar, passar as férias ou uma temporada, a busca por  compras também aumentou.

 

Na mesma lógica, houve também aumento da demanda por imóveis rurais, como chácaras, sítios e fazendas, que expôs a tendência de pessoas em busca de maior contato com a natureza e com foco no bem-estar, distanciando-se da vida agitada das capitais.

 

Além das mudanças estruturais, uma notável herança desse período de isolamento são os estilos de imóveis, após tanto tempo de reclusão.

 

Moradores passaram a valorizar ainda mais a estrutura, que um condomínio e a planta de um apartamento podem oferecer. Por isso, é expressiva a tendência de buscas por condomínios completos, acompanhada pela busca de prédios próximos a áreas verdes e mais distantes de grandes centros, extremamente caóticos e barulhentos, uma vez que a tendência corporativa do home office seja permanente.

 

JORNADA DE COMPRA TECNOLÓGICA

 

Após levantamento realizado pelo Grupo ZAP com pessoas à procura de imóveis para comprar ou alugar, 38% dos entrevistados estavam abertos à ideia de visitação online, feita a partir de plataformas de vídeos, e 37% aceitariam fazer um tour 360º em imóveis.

 

Apesar dos infortúnios, é possível tirar benefícios desse período para o setor imobiliário.

A transformação digital trouxe para os corretores, o trabalho remoto, por meio do home office, ganhou força e mostrou que é possível manter um fluxo de vendas, mesmo com a distância, através do uso de softwares e plataformas que organizam e otimizam a rotina de trabalho.

 

Empresas passaram a investir na modernização dos sites e a ocupar meios digitais, abrindo um novo canal de vendas que consequentemente expande a presença do negócio. Na mesma tendência, o público mudou a forma de consumo e passou a experimentar novas jornadas de compra.

 

Contudo, é imprescindível salientar que mesmo com as tendências positivas no ramo imobiliário, é necessário continuar mantendo todos os cuidados relacionados à disseminação do vírus que provocou tamanha mudança no cenário mundial, absorver as transformações e estimular a melhoria não apenas desse segmento, como qualquer outro que envolva o valor humano.

Comentários do facebook