Continente – Construtora e Incorporadora

Decoração – Dicas para um momento de reflexão

O fim do ano, sobre todas as épocas, é o momento em que paramos para respirar e fazer uma reflexão mais profunda. Analisamos o ano, pensamos sobre o que passou, o que foi realizado e o que gostaríamos de realizar no ano seguinte. É um tempo de reflexão sobre o real significado de datas comemorativas, como o Natal. E, claro, também é um período em que nos reunimos com familiares e amigos, para celebrar e dividir momentos especiais em nosso lar.

No ano de 2020, certamente as festas de fim de ano terão uma nova configuração, possivelmente bem diferente do que estamos acostumados. Não poderemos contar com a mesma quantidade de pessoas, com a mesma troca e com a mesma energia.

A presença, de fato, não pode ser substituída, mas podemos transformar ambientes através da decoração, deixando-os mais aconchegantes e acolhedores, para que essa falta não nos salte aos olhos e ao coração.

Separamos algumas dicas para tornar esse período de reflexão ainda mais especial em sua casa.

 

Guirlanda

A guirlanda é um objeto decorativo que é comumente utilizado no Natal, pois remete à sorte. Além disso, pendurá-la na porta de entrada, é um convite para que o espírito natalino adentre seu lar.

Os modelos são variados – podem ser minimalistas, modernos ou feitos à mão. Fazer as guirlandas natalinas também pode ser uma boa atividade entre pais e filhos.

 

Árvore de Natal

Símbolo mundial das festas natalinas, a árvore natal é comumente representada por um pinheiro, que carrega em si, o significado da vida, pois esta espécie é a única que se mantém verde durante o ano inteiro – mesmo sob invernos rigorosos.

A decoração pode ser adaptada e feita ao gosto de cada família, sendo essa mais uma ótima atividade entre pais e filhos.

Um dos enfeites mais importantes da árvore é a estrela, que deve ser colocada no topo. Este acessório representa a Estrela de Belém, que segundo as históricas bíblicas, guiou os reis magos ao local de nascimento de Jesus.

 

Presépio

A tradição da montagem do presépio na época de Natal teve início com São Francisco de Assis, no ano de 1223. Nesse ano, em Greccio, na Itália, ele quis mostrar aos camponeses como tinha sido a noite do nascimento de Jesus, mas não sabia como fazer. Foi aí que teve a ideia de moldar a argila e transformar em vários bonequinhos de barro.

Fez Maria e José, depois um bebê, um burrinho, alguns pastores, um boi, três reis e uma estrela. Arrumou tudo em volta do bebê e conseguiu, então, explicar o que queria, de uma forma simples.

Depois disso, o presépio tornou-se uma tradição natalina, que busca expressar o real significado da noite de Natal.

Atualmente existem presépios de todos os tamanhos, jeitos e formas – de barro, de madeira, porcelana, a escolha fica para cada família.

 

 

Cores

As cores certamente fazem diferença no ambiente. Paletas com tons terrosos e quentes, proporcionam aconchego e energia – tudo o que precisamos nesse momento. Esses tons podem ser utilizados em ambientes onde compartilhamos momentos, como sala de estar e sala de jantar.

Já as cores claras, em tons pastéis, como branco, azul e verde são ideias para ambientes em que desejamos descansar e refletir. Podem ser utilizadas em ambientes como o quarto, escritório ou ambiente de estudos.

 

Luzes

A iluminação também é outro item que faz muita diferença para que possamos nos sentir acolhidos em um ambiente. Para esses momentos – de acolhimento, descarte ambientes claros em excesso ou que utilizem luzes frias. Opte por uma iluminação quente e com luzes menos intensas e mais amareladas.

Quanto aos objetos, sinta-se livre para abusar da criatividade, utilizando abajures, luminárias ou luzes decorativas.

 

Mesa

O momento em que compartilhamos a refeição é certamente um dos mais especiais, não apenas no Natal e Ano Novo, mas durante o dia a dia também.

Por isso, é preciso intensificar ainda mais o quanto é importante compartilhar esse momento. A refeição em família e com pessoas que são especiais para nós, não mata apenas a fome, mas também a necessidade da presença, da conversa e do aconchego.

Dê preferência a louças que valorizem o alimento e decore a mesa com velas e flores, para trazer fragrâncias ao ambiente.

Para tornar esses momentos ainda mais especiais, sugerimos uma pausa para reflexão – faça um brinde à vida, junto às pessoas que estiverem com você e agradeça pelo ano que passou.

Comentários do facebook